5 dicas para ter um RH Estratégico em 2022

5 dicas para ter um RH Estratégico em 2022

06/05/2022 | Vinícius Lima

O RH passa por transformações a todo instante e essa atualização diária foi acelerada ainda mais com a pandemia da Covid-19. São mudanças significativas, desde o modelo de trabalho, até as tomadas de decisão. Com tantas novidades e uma evolução constante, é fundamental estar preparado para o amanhã com um RH estratégico para encarar o futuro.

A principal definição desse estilo de gestão é a integração da equipe de recursos humanos no funcionamento da empresa. Com a tecnologia e as ferramentas corretas para acumular e interpretar dados e métricas em People Analytics, por exemplo, é possível otimizar os resultados e performance em toda a organização.

Por isso, Thaylan Toth, CEO da Mindsight, dá algumas dicas voltadas ao tema. Veja:

  1. People Analytics

Cada vez mais difundido, o conceito de People Analytics consiste em utilizar uma combinação de dados sobre os funcionários, para entender tendências de comportamento na equipe. A partir daí, fica viável promover uma tomada de decisão efetiva com métricas e dados reais, ao invés de achismos.

“Ao conseguirmos insights embasados, se torna fácil predizer o turnover e outros resultados negativos com precisão. É a solução para problemas do dia a dia com base em uma melhor combinação com as modernidades na psicologia organizacional e tecnologia”, explica Toth. 

  1. Recrutamento e Seleção

O processo de otimização desse setor começa com o recrutamento. Construir uma equipe na qual todos promovam os mesmos ideais e se completem é vantajoso para ter bons resultados e reter os talentos. 

De acordo com o especialista, é recomendado ter um software cognitivo capaz de assimilar as informações e um sistema de triagem moderno. Ele será responsável por analisar o fit cultural de cada candidato ao invés de planilhas, as quais podem se perder em meio a tantos outros documentos.

O próprio Nube - Estagiários e Aprendizes têm inovado - seja com as vídeo entrevistas e contratações remotas asseguradas pela assinatura digital da Assine Bem, dá para obter diversas vantagens para a admissão. “A contratação não precisa mais ser um processo burocrático e complicado. É garantida a agilização e assertividade”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

  1. Estratégia, metas e resultados

É aconselhado à equipe de gerência fazer parte do planejamento e estratégia da organização. Para atingir os resultados esperados, é necessário traçar metas, tanto para tarefas cotidianas, quanto para objetivos futuros, por exemplo:

  • Desenvolver a cultura organizacional;
  • Diminuir as taxas de turnover;
  • Deixar o processo de recrutamento e seleção mais ágil.
  1. Tomada de decisão

Entendendo as engrenagens da companhia, falta trabalhar e desenvolver a tomada de decisão. Nesse momento, ao invés de somente a gestão de talentos participar da tática, é necessário as lideranças, por meio de fóruns e outros processos colegiados, participarem também dessa incumbência.

Saber se os objetivos individuais e gerais são ou não alcançados, se alguém caiu drasticamente de rendimento ou está destoando das outras pessoas são alguns exemplos. Todos esses pontos são importantes na hora de decidir sobre promoções, aumentos, demissões, realocações, entre outros. Por isso, é fundamental ter as ferramentas corretas para ter dados precisos de maneira ágil à disposição para tomar essas decisões. 

  1. Tecnologia cognitiva na gestão de pessoas

Em um mundo plenamente conectado, não é possível para o ser humano absorver a quantidade de informações e estímulos surgidos todos os dias. A cognição é uma função psicológica ligada à aquisição de conhecimento e, para esse fenômeno acontecer, utiliza-se da memória, capacidade de julgamento, resolução de problemas e tomadas de decisão para processar tudo recebido constantemente. Com um fluxo tão grande, é preciso do auxílio para se manter ativo e atualizado, principalmente, em ambientes nos quais se exige muito dos dados. 

Um software inteligente é capaz de reproduzir a capacidade humana de processamento de dados de forma muito mais rápida, por exemplo.  Quando a plataforma é alimentada com dados, a capacidade elevada de processamento permite estruturar as informações surgidas a todo tempo.

  • A assinatura digital

Paula ainda reforça como uma sexta indicação é apostar nos recursos mais modernos e sustentáveis para garantir um desenvolvimento assertivo não apenas dos recursos humanos, como também de todas as equipes. “Seja na admissão e rescisão de colaboradores, registros, contratos de parcerias e etc., a assinatura digital é sempre uma boa aposta”, comenta. 

Dos pontos destacados pela gerente estão a economia, agilidade e praticidade da ferramenta. “Deixamos de utilizar impressões e o papel, além de gastar com o transporte de arquivos e armazenamento, também. Tudo é feito pela Internet, de maneira intuitiva e precisa”, conclui. 

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!