É possível conciliar inovação e simplicidade

É possível conciliar inovação e simplicidade

26/04/2022 | Rodrigo Barreto

Um dos principais indicadores do sucesso de um negócio é a sua capacidade de inovação. Ou seja, a exploração bem-sucedida de uma nova ideia. Essa iniciativa pode se transformar em um processo, produto ou serviço a ser entregue ao mercado e ter seu valor reconhecido. Porém, muitas crenças falsas ou até mesmo antiquadas ainda permeiam esse ambiente nas empresas. Sendo assim, é essencial orientar empreendedores e gestores a criarem um senso crítico profundo sobre o assunto e se afastarem de erros.

Os erros na inovação

A implementação de uma cultura de novidades é fundamental, mas para ter sucesso deve evitar algumas armadilhas comuns no mundo corporativo. “Muita gente relaciona a inovação a revoluções tecnológicas e altos gastos. Isso não é verdade. É possível conciliar com a simplicidade e obter ótimos resultados”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Sendo assim, veja alguns mitos sobre o assunto:

Começar pelo programa de ideias: quando o processo é iniciado sem nenhuma clareza ou direcionamento adequado sobre os caminhos a serem criados para a aplicação das soluções, torna-se um grande problema. Quando isso acontece, pode se tornar um trauma nas empresas. Tentativas frustradas e sem profundidade são recorrentes. Para uma primeira edição, direcionar as ideias, por exemplo, é mais confortável e descomplicado.

Ideias "revolucionárias": há diferentes tipos de novidades, sendo as mais radicais denominadas disruptivas, mas também existem as incrementais e elas geram resultados importantes para a corporação. Uma boa dica para quem deseja viabilizar seus pensamentos é apostar em programas personalizados de transformação cultural. Esse direcionamento mais específico permite associá-los à estratégia da companhia.

Cultura da diversão x Cultura da inovação: popularizados pelas startups, os locais divertidos com sinucas, games, sofás e etc. são essenciais para o bem-estar do time. No entanto, não garante a segurança dos integrantes em externar suas opiniões.

Criatividade em detrimento da qualificação: pensar fora da caixa não é um dom. Na verdade, é um conjunto de habilidades e um ambiente favorável. Sendo assim, existe a possibilidade da criatividade ser incentivada, praticada e desenvolvida nas instituições.

Produtos bonitos demais: alguns projetos impressionam, mas não são assertivos. “Para algo ser inovador, precisa impactar a sociedade de maneira positiva, trazendo facilidade, praticidade e agilidade. Dessa forma, fará sentido para o público aderir ao produto”, explica Paula.

Programas de desenvolvimento da cultura baseados em conteúdos: também é um equívoco comum apresentar vários conceitos por meio de palestras e treinamentos. Cultura é um conjunto de práticas de comportamento e os conhecimentos são somente uma parcela pequena. A mudança precisa estar ancorada em novas formas de atuar.

Além de evitar esses obstáculos, é possível se beneficiar de algumas dicas rápidas. Programas de intraempreendedorismo podem ser um passo interessante para ensinar o grupo a participar da transformação. A comunicação de como será o trajeto e onde quer chegar fortalece e une todo o coletivo.

As ferramentas digitais em pequenos negócios

Um microempresário ou dono de pequeno negócio deve saber da existência de ferramentas digitais ao seu alcance. Afinal, elas auxiliam na administração do empreendimento. Para ter visibilidade, oferecer um atendimento diferenciado e conquistar mais clientes, é necessário estar atento às novidades e disposto a aprender sobre elas para, assim, seu estabelecimento se tornar mais competitivo e rentável. 

O comportamento da população vem mudando nas últimas décadas e de 2019 para cá isso foi acentuado. As pessoas se adaptaram rapidamente ao digital para ter maior conforto e comodidade em suas atividades e por isso, empresários de todos os setores devem ficar ligados na aplicação de modernidades em suas organizações.

Diante desse cenário, é importante o executivo contar com recursos para agilizar todo o sistema do cotidiano. No entanto, isso pode ser de maneira simples e barata. Um exemplo é a assinatura digital. Com ela, os documentos são assinados pelo computador, tablet ou celular. Afinal, eles são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Com essa solução, todos os envolvidos na relação economizam tempo e dinheiro, pois os acordos são firmados a qualquer momento e local. Além disso, os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem, garantindo proteção. Assim, também evita-se o gasto com papel e outros equipamentos de escritório. Ou seja, é uma alternativa sustentável.

Diversas opções nesse sentido podem ser implementadas nas entidades, diminuindo os deslocamentos e possibilitando maior produtividade da equipe. Elas podem ser utilizadas para relações com clientes, contratações, pagamentos, negociações com fornecedores, entre outros.

É essencial entender sobre seu segmento de atuação e qual a melhor solução para ele. Ademais, ter um staff bem treinado e familiarizado com o sistema é um diferencial. Proporcionar essas experiências para seus usuários faz você se destacar da concorrência em um mercado tão competitivo.

Portanto, esteja sempre atualizado e por dentro das tendências. Se você deseja largar na frente dos demais e ser reconhecido pelas facilidades oferecidas a seus parceiros, entre em contato com a Assine Bem. Você ainda ganha 30 dias grátis para nos conhecer melhor. Esperamos por você!