5 podcasts para entender o mercado de tecnologia

5 podcasts para entender o mercado de tecnologia

22/04/2022 | Vinícius Lima

Não bastassem as projeções positivas para o mercado, a tecnologia ainda teve sua importância realçada pelo novo cenário trazido pela pandemia do coronavírus. Com isso, cada vez mais brasileiros passaram a se interessar pelo tema, afinal, o impacto da cibernética e da computação no dia a dia é gigantesco. 

Dados não deixam dúvidas sobre relevância desse ramo

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 178% no número de vagas abertas na área. O levantamento ainda mostra como, no primeiro semestre de 2021, também aconteceu um crescimento de 344% nas oportunidades para profissionais plenos (com experiência de dois a seis anos no setor) e de 173% para juniores, com até dois anos de carreira. 

Isso sem levar em consideração os investimentos nesse campo. Segundo estimativa do estudo “Mercado Brasileiro de Software - Panorama e Tendências 2021”, realizado pela Abes - Associação Brasileiras das Empresas de Software e IDC, esse segmento apresentou um crescimento de quase 23% e recebeu aplicações de mais de R$ 200 bilhões apenas durante o primeiro ano de isolamento social e quarentena. 

A assinatura digital como tendência

Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, as vagas não faltam justamente por ser um ramo em ascensão. “Nós já acompanhamos uma curva de desenvolvimento desse nicho nas últimas décadas e a Covid-19 só acelerou esse processo. Um exemplo disso é o aumento do uso da assinatura digital nas empresas”, destaca. 

“O curioso é ver como essa solução está disponível e validada juridicamente no Brasil desde 2001, contudo, boa parte dos empresários só foi investir na ferramenta durante a crise sanitária”, conta Paula. Ainda de acordo com ela, mesmo quem voltará às atividades presenciais provavelmente permanecerá utilizando esse e vários outros recursos devido à praticidade obtida. 

Otimizações na rotina

Segundo a gerente, um grande desafio dentro das corporações é encontrar meios de promover a produtividade e a otimização de tempo, recursos e materiais. “Validar documentos virtualmente traz todas essas vantagens, além da criptografia e segurança dos dados”. 

Além das economias de folhas, insumos para a impressora, arquivo físico e etc., também há a questão da sustentabilidade. “Estamos em 2022. Passou da hora de enxergarmos o peso de nossas ações nocivas ao meio ambiente. Utilizar papéis para registros, contratos e etc. é, além de ultrapassado, algo completamente desnecessário atualmente”, comenta Paula. 

Estar informado é essencial

Além disso, de acordo com Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, por conta desse cenário de constantes mudanças, é indispensável estar ligado nas inovações. “Diante de tantas transformações no mercado e oportunidades, estar por dentro das novidades do setor é importante para os profissionais da área e até para quem tem apenas curiosidade e quer estar bem informado”, comenta. 

Pensando nisso, Backschat indica uma lista com cinco podcasts para quem deseja ficar mais antenado nas boas novas desse tema. Veja: 

  • Orange Juice

O podcast aborda tópicos interessantes tanto para quem está começando a trajetória ou tem curiosidade para saber mais sobre esse setor, quanto para pessoas mais experientes, com dicas e compartilhamento de aprendizados ou vivências. Os novos episódios são disponibilizados todas as quintas-feiras, às 18h. Os interessados podem acompanhar acessando https://linktr.ee/orangejuicefc. 

  • Hipsters Ponto Tech

É uma das produções mais tradicionais quando o assunto é tecnologia. Composto por integrantes da Caelum e da Alura, o Hipsters Ponto Tech contempla assuntos do universo de programação, User Experience, inovação e negócios. Em mais de 250 programas, discute tópicos como chatbots, desafios em machine learning, jornada do usuário, design thinking e ERPs. Disponível no Itunes e Spotify. 

  • Compilado do Código Fonte TV

Comandado por um casal de programadores, o podcast tem como objetivo abordar questões junto a notícias e novidades do mercado. O Compilado é um projeto do Código Fonte TV e vai ao ar aos sábados pela manhã. Todos os episódios estão no Spotify.

  • Data Hackers

Esse programa mensal traz convidados, especialistas do ramo, e discutem aspectos como novidades no mundo dos dados, ferramentas, mercado de trabalho e dicas de como avançar na carreira. Está no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Quer mais? Separamos algumas opções para explorar essa temática: 

  • BI na Veia

Você já ouviu falar no mercado de Business Intelligence? O campo é responsável por analisar, em alinhamento direto com ferramentas digitais, os resultados dos negócios, a partir de dados, para traçar planos mais inteligentes para o empreendimento. Para entender de maneira mais aprofundada esse assunto e debater fatos relacionados, foi criado o BI na Veia, disponível em diversas plataformas. 

  • Tecmundo

Um dos portais mais conhecidos do Brasil quando o assunto é cibernética e computação, além de cultura geek e entretenimento, também tem produções diárias para apresentar as notícias do dia. Essa é uma excelente opção para acompanhar os acontecimentos continuamente, disponível na plataforma Google Podcasts. 

  • Entre Amigos by E-Commerce Brasil

O e-commerce tem tomado cada vez mais conta das relações comerciais em todo o globo. Diretamente conectada à virtualidade, essa forma de vendas e compras pode ditar muitas regras para o futuro das organizações. Ficar atento às tendências e comportamentos é essencial. É possível ouvir os áudios em vários sites e apps, também.

Para Paula, ficar antenado às tendências e realidade atual é uma ação empreendedora. “Todo líder deve estar por dentro de possibilidades para ampliar a operação, com qualidade e assertividade. Essa postura pode ditar quem sobreviverá nos cenários desafiadores ainda a se deflagrar daqui para frente”, conclui. 

Quer saber como a Assine Bem pode ajudar? Faça um teste gratuito em nossa plataforma!