Drones para delivery trazem inovação nas entregas

Drones para delivery trazem inovação nas entregas

20/04/2022 | Vinícius Lima

Recentemente, a tecnologia 5G começou a se espalhar no Brasil. Apesar de sua implementação encontrar barreiras técnicas e estruturais para chegar ao imenso território do país, em algumas regiões tamanho avanço na conexão da Internet de rede móvel já pode ser aproveitado. Essa revolução traz diversos benefícios para a sociedade como um todo, inclusive, para o setor de logística e entrega de pacotes pequenos. 

Tecnologia já existe no exterior

Para se ter uma ideia, até mesmo com o 4G vigente, a Amazon, nos Estados Unidos da América, já implementou o serviço de delivery via drones - os “helicópteros” repletos de hélices controlados remotamente. A inteligência artificial e a robótica, alinhadas a esse brinquedo possibilitaram a execução dessa tarefa de maneira prática e rápida. 

Aqui no Brasil, a Anac - Agência Nacional de Aviação Civil autorizou o uso desses dispositivos voadores pela plataforma do iFood. A gigante do setor logístico tem a liberação para em rotas de até três quilômetros e cargas de, no máximo, 2,5kg em toda a nação. Embora ainda sejam limitações consideráveis, a tendência é ter uma expansão das possibilidades. 

Um mundo de oportunidades

A 5ª Geração da transmissão de dados via celulares, tablets e etc. pelas operadoras não apenas facilitaria a conexão entre o drone e a empresa remetente, mas garantiria maior estabilidade e facilidade na troca de dados. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, os resultados obtidos com a melhoria da velocidade de acessos trarão ainda mais vantagens. 

A rede varejista B2W - responsável por controlar marcas como Submarino, Americanas e Shoptime - também entra na lista das interessadas por esse novo formato de remessas. Não só ela, como também a Amazon Brasil e a Rappi estão se preparando para essa nova realidade.

Agilidade e assertividade 

“Evidentemente, não será possível entregar uma geladeira dessa forma”, brinca Paula. A ideia é, na verdade, facilitar a distribuição de envelopes e caixas menores, as quais geralmente representam o maior número de entregas para as distribuidoras. “É tudo uma questão de agilidade e assertividade”. 

A importância da rede do iFood ingressar nesse novo meio de mercado ainda será mensurada nos próximos anos. O aplicativo responde sozinho por 83% dos pedidos nos marketplaces - os quais agregam diversos restaurantes -, segundo relatório divulgado pela plataforma Measurable.ai. O restante ficava entre Uber Eats, encerrado ainda este ano, com 13% e o Rappi, com os outros 4%.

Crescimento inevitável

Esse mercado pode revolucionar toda uma indústria. As previsões, ao menos, são otimistas. De acordo com o relatório “Global Drone Package Delivery Market”, há uma estimativa de movimentação de mais de US$ 39 milhões de dólares entre 2020 e 2030 relacionados aos drones. Já a Compound Annual Growth Rate (CAGR) - taxa de crescimento anual composto - é prevista para ficar nos 53,8% ao ano nessa década. 

“As pessoas e organizações têm percebido com mais força, principalmente depois da pandemia, os inúmeros benefícios de unir a computação à execução de nossas tarefas diárias”, conta. Um dos grandes destaques para essa iniciativa é a redução do consumo de combustíveis fósseis. 

Assinatura digital como iniciativa amigável ao meio ambiente

“Como essas máquinas são movidas por bateria, elimina-se aí a necessidade do uso de gasolina ou outra forma de energia baseada em combustão para o envio de pedidos”, conta Paula. Outra grande ferramenta aliada a um desenvolvimento sustentável, capaz de agregar produtividade e economia de tempo nas atividades corporativas é a assinatura digital. 

Ao tornar virtuais os documentos, também é dispensada a dependência de transporte por meio de Correios, motoboys, aviões e etc.” Os arquivos ficam disponíveis em nossa plataforma e, com o armazenamento em nuvem, enviamos links para os signatários validarem suas participações via SMS, e-mail ou WhatsApp”, explica Paula.

Desmatamento deve ser uma preocupação de todos

Outro benefício honrável é a dispensa do uso de papel, obtido majoritariamente a partir das árvores desmatadas. “Estamos perdendo nossa floresta. Se preocupar com isso hoje é indispensável para construirmos um amanhã mais otimista para todas as nações, não apenas a brasileira”. 

Essa digitalização favorece diversos pontos dentro de uma companhia. “Não é preciso mais ter pastas, estoque, salas inteiras repletas de papéis suscetíveis a danos como enchentes, queimadas, mofo, pó e até mesmo deterioração natural. Quando se utiliza a nuvem, fica até melhor para fazer buscas, reduzindo tempo de colaboradores e, por consequência, aumentando a produtividade das equipes no geral”, complementa Paula. 

Negociações fechadas em minutos

Em questão de poucos cliques, a negociação de uma nova parceria comercial, a admissão de um colaborador e diversas outras demandas burocráticas podem ser concluídas em minutos. “Com poucos passos, o assinante tem acesso ao documento, valida sua identidade e é liberado da operação”,  constata a gerente. 

Só no recrutamento de estagiários, por exemplo, há um desafio gigantesco quanto à gestão das vias a serem carimbadas: chegam a quatro, quando são utilizados os serviços de um agente de integração como o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios. A empresa adotou o recurso e conseguiu otimizar e facilitar a contratação, garantindo maior segurança e praticidade na seleção. 

Paula ainda garante: “os processos seguem todos os padrões de exigência judiciais, inclusive respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGDP. Com a criptografia, inclusive, fica ainda mais assegurado todo o trâmite. Se até as entregas de aplicativo se modernizaram, por que não levar essa máxima para a gestão de documentos?”, provoca a gerente. 

Assim, para saber como a aplicação funciona, faça um teste gratuito em nossa plataforma!