As vantagens e desafios do home office

As vantagens e desafios do home office

12/04/2022 | Rodrigo Barreto

Com a chegada da pandemia, em março de 2020, todos nós precisamos adaptar nossas vidas para essa nova situação. Com isso, muitas pessoas começaram a trabalhar de sua própria residência. No entanto, após alguns meses, os gestores e colaboradores enxergaram vantagens nesse modelo. Agora, ele passa a ser integrado em diversas empresas. Contudo, também existem alguns desafios a serem superados.

O home office

O trabalho remoto se torna cada vez mais comum, nas mais variadas áreas. Para o economista, Mário Marques, essa transformação já acontecia e foi acelerada pela Covid-19. O Coronavírus escancarou para o mercado como as empresas podem ter diversidade e contratar profissionais de todo o mundo porque também é economicamente interessante. Isso também acirra a disputa, pois o candidato não concorre mais com os moradores de sua cidade”.

Para o especialista, os formatos a distância e híbrido vieram para ficar e todos precisam estar preparados para as novas demandas de carreira. Marques dá dicas para quem desejar tentar postos longe da cidade onde mora e, até internacionalmente.

- Idiomas: falar pelo menos inglês é fundamental para conseguir uma oportunidade fora do Brasil e destacar-se nas melhores vagas nacionais.

- Atualização permanente: dedicar pelo menos quatro horas de estudos semanais para atualização em sua área, profissões relacionadas e cursos suplementares. Bem como seguir nas especializações, mestrados, doutorados e MBA´s.

- Relacionamento global: networking de qualidade com pessoas e organizações em outros países.

- Inteligência emocional: o mundo corporativo exige características como resiliência, autonomia, criatividade e empreendedorismo.

- Inovação individual: criar meios de inovar em técnicas, processos, fluxos e perspectivas é uma forma de antecipar-se às demandas e sair na frente em uma seleção.

Nos últimos anos, surgiram ferramentas para auxiliar nesse processo. Uma delas é a assinatura digital. Dessa forma, os documentos são assinados pelo computador, celular ou tablet, de qualquer localidade. Afinal, eles são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. “Traz praticidade e conforto para todas as partes. Além disso, facilita a relação entre indivíduos separados por uma grande distância”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

O domínio da produtividade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cerca de 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exercem as suas funções de forma remota. Olhando para essa realidade, as companhias têm buscado candidatos com conhecimentos mais avançados em tecnologia e domínio de ferramentas on-line e aplicativos para otimizar os processos.

Desde 2020, essas soluções ganharam um espaço maior na área corporativa. As exigências sanitárias advindas do distanciamento social trouxeram a necessidade de novidades nos meios de comunicação, a utilização de plataformas para chamadas de vídeo e reuniões síncronas fazem parte do cotidiano. 

É válido destacar a importância do uso de instrumentos com informações em tempo real e programadas para ajudar na tomada de decisões. “Utilizar de processos digitais traz inúmeros benefícios. Afinal, o controle é maior e agiliza várias questões burocráticas dentro da organização. Dessa forma, se torna uma opção muito melhor e mais segura para as lideranças”, explica Paula.

No caso da assinatura digital, por exemplo, os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Dessa forma, ficam protegidos e mitiga-se o risco de roubos e perdas. Ademais, os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, independentemente de onde estiverem. No entanto, para isso, exige-se comprovação de identidade. “Se comparado ao meio físico, é uma alternativa muito mais confiável”, destaca a especialista.

Os cuidados com o anywhere office

Passados dois anos de pandemia, o modelo híbrido começa a se consolidar em boa parte das instituições. De acordo com pesquisas, a combinação de atividades presenciais e on-line tem ganhado adeptos nas duas pontas: tanto por parte dos executivos quanto dos colaboradores. Os motivos já são amplamente conhecidos: menos tempo gasto com deslocamento pelas cidades, menor custo e, consequentemente, mais qualidade de vida.

A possibilidade de atuar a partir de qualquer lugar com acesso à Internet abriu um mundo de oportunidades para quem conta com esse privilégio. São vários os efeitos práticos dessa mudança de estilo. Diversos indivíduos migraram para perto de suas famílias. Outros aderiram ao hábito de viajar pelo planeta, conhecendo novas culturas sem precisar abandonar o emprego. Dessa forma, cada um decide como prefere exercer sua função.

Após a adoção em larga escala desse sistema, algumas ilusões foram deixadas para trás. Conforme as instituições flexibilizaram a ida ao escritório, um conceito vago virou realidade em poucos meses e muitos embarcaram nessa tendência. No entanto, as responsabilidades continuam e, apesar do conforto, você continua tendo seus deveres e tarefas a cumprir.

Apesar de ser mais relaxante na maioria das vezes, esse molde também exige cuidados. Muitas pessoas aumentam a carga, chegam a perder a noção do horário e se sentem sobrecarregadas. Além disso, a ausência completa do relacionamento físico com os colegas pode afetar a sociabilidade, atrapalhar a integração com as equipes e prejudicar a criatividade. Por isso, é importante estar atento a essas situações.

Portanto, é fundamental contar com planejamento para tudo acontecer da maneira desejada. “A produtividade pode ser mantida ou até aumentada, basta ter uma boa estratégia, conhecer seu time e ser flexível. Reuniões constantes, encontros descontraídos e bonificações são algumas alternativas para criar um bom clima organizacional e aumentar a motivação de todos”, finaliza a gerente comercial.

Logo, esteja ligado nas mudanças no seu segmento e aplique modernidades no seu negócio. Dessa forma, você sairá na frente dos concorrentes na busca por novos clientes e integrantes para sua equipe. Entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias grátis para conhecer melhor a plataforma. Esperamos por você!