Livre sua empresa da burocracia

Livre sua empresa da burocracia

08/03/2022 | Rodrigo Barreto

A pandemia acelerou o processo de digitalização do trabalho. Com isso, muitos preconceitos e mitos foram quebrados. Nos dias de hoje, atuar de maneira virtual é a preferência para muita gente. Sendo assim, é importante saber como livrar a sua empresa de burocracias, proporcionando praticidade e conforto para clientes e colaboradores.

A desburocratização

Os processos burocráticos foram aos poucos sendo deixados de lado com a inserção da tecnologia, dando espaço para uma perspectiva cada vez mais presente nas organizações: a possibilidade da automação de atividades faz áreas como o de recursos humanos alcançarem uma relevância além da participação meramente operacional.

Historicamente, o RH sempre foi visto como engessado e uma área de suporte à gestão empresarial, cumpridor de tarefas importantes, mas sem impactos diretos nas estratégias dos negócios, como a contratação de funcionários ou o pagamento de salários. No entanto, a partir do surgimento da tecnologia, se percebeu como sua atuação não era apenas de um setor de apoio, mas de participação lado a lado à diretoria.

Afinal, essas ferramentas permitem tomadas de decisões com base em dados, em informações cruzadas e no conhecimento sobre determinados perfis, comportamentos e habilidades. Um exemplo com impactos significativos na cultura organizacional e também no aspecto financeiro das corporações são as seleções. O desafio de encontrar a pessoa certa para determinada vaga sempre fez o índice de turnover ser alto.

Com a possibilidade de contar com sistemas avançados para avaliação de currículos e a aplicação de testes e dinâmicas, aumenta-se a chance de encontrar o candidato perfeito. “Outra facilidade é a admissão de integrantes de outras localidades. Com isso, os gestores ganham um leque maior de opções para integrar seu quadro”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Nesse sentido, contar com a assinatura digital é fundamental para negócios modernos. Com ela, documentos são rapidamente assinados, com alguns cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Além disso, evita-se o gasto com papel, deslocamento e materiais de escritório.

Tendências para o futuro

Do ponto de vista dos profissionais, atuar nesse contexto abre espaço para novas descobertas e percepções. Além de permitir mais qualidade de vida no dia a dia do trabalho, com tempo para criar laços com os colegas e mais oportunidades de socialização entre as pessoas. De acordo com a pesquisa “O futuro do RH 2020: qual caminho a sua empresa está trilhando?”, conduzida pela KPMG com 1.362 executivos de 55 países e 31 setores estratégicos da indústria, os entrevistados veem o digital como tendência.

Dentre os apontamentos, há uma crença no poder das informações como forma de gerar valor à organização: 45% classificam o cientista de dados como uma das três principais funções a serem investidas nos próximos dois ou três anos e 35% planejam experimentar novidades nesse período. “Todos os líderes precisarão implementar plataformas modernas em seu negócio ou ficarão para trás”, acrescenta Paula.

Uma das maiores mudanças na sociedade após a Covid-19 é o modelo de atuação. Com a necessidade do distanciamento social para proteger a saúde de todos, foi preciso reinventar operações e rotinas, já tradicionais e praticadas há anos. O momento foi desafiador e emergencial, tornando o home office a única solução. Um dos aprendizados adquiridos por muitas organizações, de diversas áreas, é como esse formato é um aliado no posicionamento de marca, atração e retenção de talentos.

De acordo com o estudo “Tendências de Gestão de Pessoas”, realizado pela Great Place to Work (GPTW), 66% dos respondentes enxergam a atuação remota como principal modelo a ser adotado em 2022. “Contudo, os gestores precisam tomar cuidado com essa prática. Afinal, as pessoas acessarão sistemas da companhia dentro de suas residências e, caso não exista uma plataforma com proteção, esses elementos podem ficar expostos”, ressalta a gerente comercial.

Por isso, é fundamental contar com soluções seguras, como a assinatura digital. Dessa forma, os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Eles podem ser acessados a qualquer momento pelos envolvidos na relação e, assim, evita-se a chance de perder algo relevante. No entanto, para isso é necessário comprovação de identidade.

Portanto, garanta otimização de tempo, redução das operações e dos erros nos processos realizados manualmente. Além disso, proporcione uma experiência de agilidade e tranquilidade para seu time e consumidores. Entre em contato com a Assine Bem e tenha 30 dias grátis para nos conhecer melhor. Esperamos por você!