Fique atento às tendências para o RH em 2022

Fique atento às tendências para o RH em 2022

10/02/2022 | Giovanna Cavalli

O ano de 2022 começou com um pouco mais de alívio em relação aos últimos dois. Afinal, a maioria da população brasileira está vacinada e, assim, as empresas têm retomado seus negócios. Nesse cenário, o setor de recursos humanos (RH) ficou em destaque e enfrentou muitos desafios na pandemia.

Pontos de atenção!

Os obstáculos foram desde adequação de processos até a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para essa nova jornada, ainda são várias as tendências e necessidades para se adaptar. Pensando nisso, o especialista em benefícios e sócio da Bematize, Ronn Gabay, nos ajudou com alguns pontos importantes para estar atento ao mundo corporativo. Veja:

Trabalho híbrido e retorno presencial gradativo

Para ele, apesar do modelo a distância ainda ser evidência, haverá uma parcela maior de entidades aderindo à ida ao escritório. “As pessoas ficaram muito tempo longe umas das outras e agora querem compensar o tempo e aproveitar a oportunidade”, comenta. 

Na Assine Bem o modelo híbrido começou a ser feito e tem revelado bons resultados. “O home office para nós deu muito certo, mas com a possibilidade de retornar alguns dias na semana somente, nosso entrosamento melhorou muito. Muitos colaboradores começaram conosco durante o isolamento e essa é uma oportunidade de nos conhecermos ainda mais. Bem como nos alinharmos  melhor em relação a estratégias”, exemplifica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Retomada presencial de feiras e eventos

As feiras e eventos devem regressar em maior peso. “Assim, o grande desafio será incentivar a participação presencial de todos”, reflete Gabay. De acordo com ele, temas como autosserviço, autogestão e liderança deverão estar em alta nos painéis de palestras. “A expectativa é alta”, revela.

Transformação digital 

A revolução digital desencadeou uma demanda maior de profissionais engajados e antenados com a tecnologia. “Essa será uma das competências exigidas no momento de contratar novos colaboradores. Quem se dá bem com a high tech e é adepto à digitalização das coisas, sem apego a operacionalização, será mais valorizado no mercado”, afirma o sócio da Bematize. 

Tal ponto se aplica, por exemplo, ao conhecimento de ferramentas como a assinatura digital, conferências on-line e armazenamento em nuvem. “Esse tipo de atividade ficou popularmente conhecida com a pandemia, então, quem não estiver antenado a isso, pode ficar para trás”, complementa Paula.

Benefícios flexíveis

Conforme pesquisa da Bematize, produtos antes considerados commodities se tornaram específicos e vice-versa. Para Gabay, as corporações deverão rever a gestão de benefícios atual e flexibilizar opções atrativas ao cooperador. “Não dá para oferecer o mesmo, os indivíduos buscam por novas opções, melhor dizendo, eles desejam escolher a sua regalia. Por isso, é preciso rever esses pontos se quiser reter talentos nos próximos anos”, adverte.

Desenvolvimento de líderes para projetos sociais

Projetos sociais estão cada vez mais fortes dentro das organizações. Para o especialista, deixar o time encabeçar essas ações é muito importante. “Equipes de RH de diversas empresas estão aplicando isso e vem dando certo. Eles querem formar líderes para colocar a frente de causas sociais. Por outro lado, isso os motiva e pode até desenvolver outras qualidades pessoais”, finaliza.

Portanto, atente-se às novas necessidades e entenda a melhor maneira de modernizar a sua companhia. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!