Tecnologia ajuda um RH a ser ágil

Tecnologia ajuda um RH a ser ágil

09/02/2022 | Vinícius Lima

Não é de hoje a busca incessante das empresas em encontrar meios de otimizar processos, eliminar burocracias e garantir uma experiência satisfatória para os times. Afinal, essas medidas são cruciais para posicionar a marca no mercado de maneira assertiva, de modo a se destacar da concorrência e o RH tem um papel fundamental para isso. 

Desafios trazidos pela pandemia

Esse tópico ganha cada vez mais importância, principalmente em face aos desafios trazidos pela pandemia, no qual muitas corporações viram seus times inteiros atuando de forma remota e, hoje, com a possibilidade de uma rotina híbrida. Assim, não é de se espantar investimentos dos líderes quanto a isso. 

De acordo com um apontamento da Sambatech e Samba Digital, 62,5% dos empreendimentos brasileiros vão aplicar entre 10% e 30% de seus rendimentos em novas tecnologias. O principal objetivo é obter novos resultados quanto à produtividade e engajamento dos pares. 

Soluções capazes de auxiliar

Nessa realidade, ferramentas podem ajudar na gestão de talentos e administração geral dos recursos humanos da organização. Plataformas de videoconferência assumiram um papel protagonista, seja para reuniões, feedbacks, treinamentos e até mesmo entrevistas de processos seletivos.  

O armazenamento em nuvem é outra excelente vantagem para compartilhamento de documentos e registros, sem depender dos arquivos físicos. Ligado a isso, Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, indica: “a assinatura digital também é um recurso indispensável para garantir a eliminação de tarefas engessadas, além de favorecer a economia de tempo, recursos e dinheiro”, conta. 

Diversos benefícios da assinatura digital

Validar documentos de maneira virtual favorece todos os aspectos de um negócio. “É possível melhorar a administração de registros financeiros, contratos, admissões e demissões, entre outros. Estamos falando  de uma série de papéis físicos, despesas com transporte, espaço para arquivar… tudo isso conta de maneira negativa para a performance da entidade no final das contas”, aponta. 

Paula ainda destaca a segurança envolvida nesse processo. “Cada dado é criptografado e, para um signatário dar o ‘ok’, sempre é verificada sua identidade, com confirmação de dados e até mesmo uma selfie ao lado de um documento como RG ou CNH”, explica. 

Assim, os ganhos são gigantescos. “O RH moderno precisa se atentar às possibilidades disponíveis hoje e se apossar delas para garantir a excelência no serviço, pois isso se refletirá em todos os segmentos e setores da corporação, espelhando no cliente”, finaliza a gerente comercial. 

Quer saber mais? Então faça o teste gratuito em nossa plataforma!