Metrô de Moscou recebe pagamento por reconhecimento facial

Metrô de Moscou recebe pagamento por reconhecimento facial

23/11/2021 | Rodrigo Barreto

Moscou é a cidade com maior número de pagamentos com biometria no mundo. Nesse contexto, em outubro de 2021, o metrô da capital russa lançou o serviço Face Pay. Por meio da plataforma, o usuário paga a passagem com reconhecimento facial em todas as estações e, segundo a assessoria de marketing do transporte público, cerca de 20 mil pessoas já estavam registradas poucas horas após a inauguração do serviço.

Segundo o vice-prefeito de transporte, Maksim Liksutov, as câmeras com essa tecnologia já tinham sido implantadas em 2020 para aumentar a segurança do metrô. Por conta dessa aplicação, mais de 2.500 criminosos foram descobertos e levados à delegacia. Ou seja, a inteligência artificial havia provado sua eficiência e eles resolveram ousar ainda mais com o Face Pay.

A importância da tecnologia

Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, a modernização de serviços desse tipo traz inúmeros benefícios. “Não tem para onde correr, é inevitável. A segurança envolvida em processos como esse é muito maior. Isso evita roubo de pertences pessoais e até mesmo o risco de esquecer a carteira, perder o dinheiro ou algo do tipo”. 

De acordo com as autoridades de Moscou, as informações estão sendo criptografadas de forma segura e as câmeras detectam somente os dados biométricos dos passageiros e não os pessoais. O desejo do governo é a diminuição das filas e o tempo de espera no local, um dos maiores e mais movimentados do planeta.

Nesse sentido, a Assine Bem segue a mesma linha. Todos os documentos também são codificados e inalteráveis. O usuário precisa comprovar sua identidade para usufruir da ferramenta e, após isso, os arquivos ficam salvos em nuvem. Sendo assim, garante proteção e tranquilidade para os envolvidos.

Por enquanto, o Face Pay é o único programa com essa facilidade para o pagamento de tarifas. Apesar das vantagens, o sistema não é obrigatório e os métodos tradicionais continuarão. “Existe a expectativa de 5 a 10% dos passageiros escolherem essa opção nos próximos um ou dois anos. Conforme a nossa experiência, a demanda só vai crescer. Em 2016, quando passamos a aceitar cartão, havia menos de mil usuários por dia. Agora são mais de 500 mil”, afirmou Liksutov na ocasião.

A tecnologia no novo normal

Os benefícios dessas inovações são incontestáveis, principalmente para lugares utilizados por um grande número de pessoas. Mesmo com o avanço da vacinação e a diminuição nos casos de Covid-19, esses instrumentos são extremamente úteis pela questão higiênica, a proteção e a praticidade. Bem como a assinatura digital.

Sendo assim, não há a necessidade de deslocamentos e contato humano. Ou seja, são investimentos para economizar tempo e dinheiro. Outro ponto positivo é a menor impressão de papéis, emissão de combustíveis e o descarte de outros equipamentos, tornando assim, instrumentos sustentáveis.

“Hoje em dia, a população anseiam por isso. A mentalidade das pessoas mudou com a pandemia e, agora, buscam agilidade e segurança em todos os âmbitos da vida. Atividades do cotidiano precisam ser ágeis. Por isso, nossa empresa permite o envio dos documentos por e-mail, WhatsApp e SMS. Acordos são fechados em poucos minutos pelo celular, tablet ou computador”, complementa Paula.

O Brasil está avançando cada vez mais na digitalização dos serviços e em breve surgirão iniciativas como a dos russos. Escritórios de advocacia, instituições de ensino, núcleos de RH nas corporações e hospitais são exemplos de locais com assinatura digital. Cartório e Detran são alguns dos lugares onde também começam a aderir essas novidades.

Portanto, não fique para trás e entre nesse universo. Isso já faz parte do presente e seus clientes vão amar. Para isso, entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias grátis para experimentar a nossa plataforma. Esperamos por você!