Retomada do turismo promete fim de ano agitado

Retomada do turismo promete fim de ano agitado

10/11/2021 | Rodrigo Barreto

Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas de restrição, os brasileiros estão mais seguros para realizar viagens. Alguns já embarcaram e a maioria  tem planos nesse sentido. Por isso, segmentos ligados ao turismo precisam se preparar para este fim de ano, pois ele promete bastante movimentação entre os brasileiros.

A retomada do turismo

Segundo pesquisa da Bare International, para avaliar o comportamento e as intenções de consumo no atual estágio da pandemia, 76% dos entrevistados pretendem viajar já nos próximos meses. Os outros 24%, mesmo se vacinados, não se sentem confortáveis em embarcar antes do fim completo da situação. “A maior parte das pessoas já considera retornar aos hábitos antigos. Dessa forma, os empresários devem ter consciência da alta demanda e utilizar a tecnologia como aliada”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A VOLL observou aumento de 40% no número de reservas de diárias e de 20% na compra de passagens aéreas pelo seu aplicativo no primeiro semestre deste ano em relação ao fechamento do mesmo período anterior. As vendas de bilhetes rodoviários subiram 90%, sendo junho o mês de maior número de transações.

e acordo com um levantamento feito pela startup Closeer, as oportunidades de emprego no setor de hospedagem cresceram mais de 400% em 2021, comparado ao ano passado. Essa elevação considerável de recrutamento é um reflexo da dificuldade das empresas em repor o quadro de pessoal, desmantelado pela Covid-19. Esse é mais um motivo para aplicar ferramentas facilitadoras e agilizar os processos.

Conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário - Asserttem, cerca de 560 mil vagas temporárias surgirão somente neste último trimestre de 2021. Segundo a entidade, 60% das contratações serão impulsionadas pela indústria, seguido de 25% de serviços, incluindo os hotéis. Os outros 15% correspondem ao comércio. De janeiro a junho, os empregos temporários geraram uma renda de mais de 3,36 bilhões de reais em todo o país.

Para esse alto volume de admissão, uma ótima opção é a assinatura digital. Com ela, os documentos são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS, sem a necessidade de contato físico ou deslocamento. Em poucos cliques no celular, computador ou tablet, o acordo está feito. Possibilitando, inclusive, firmar contratos com pessoas de qualquer parte do mundo em questão de minutos.

A solução pode ser utilizada para contratação de funcionários ou de outras atividades. Além da rapidez, proporciona segurança para os envolvidos. Todos os arquivos são criptografados, inalteráveis e salvos em nuvem. Sendo assim, podem ser acessados a qualquer momento. Evita o risco de perder ou rasgar, além de poupar tempo e dinheiro. “Trata-se de um recurso econômico e sustentável, pela não utilização de papel, equipamentos de escritório e combustíveis”, complementa Paula.

Já na área do turismo, pode ser aplicada na hora de check in e check out nos hotéis. Dessa forma, o hóspede faz todo o procedimento pelo smartphone com total tranquilidade. Os gestores desses locais também têm a possibilidade de contratar fornecedores de comida, roupa de cama, entre outros, sem precisarem se encontrar pessoalmente.

Ainda sobre os dados da Bare, mesmo com as pessoas encorajadas a retomar os velhos hábitos, as novas práticas sanitárias se manterão por muito tempo. Dentre os entrevistados, 69% preferem evitar estabelecimentos onde os protocolos de prevenção à doença não são seguidos corretamente, mesmo com 83% dos adultos com o esquema vacinal completo, conforme dados das secretarias estaduais de saúde.

Segundo a Global Business Travel Association - GBTA, ao final de 2021, os gastos com viagens a trabalho terão um aumento de 21% em razão do processo de retomada da confiança do viajante corporativo. Em 2022, as expectativas são ainda maiores para a volta das reuniões presenciais e aquecimento da movimentação internacional. “Quem estiver com uma estrutura bem preparada para esse momento, terá ótimos resultados”, finaliza a gerente comercial.


Fonte: Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem
Serviço: Retomada do turismo promete fim de ano agitado