Qual é a semelhança entre o Tesla Bot e a assinatura digital?

Qual é a semelhança entre o Tesla Bot e a assinatura digital?

26/08/2021 | Millena Calazans

No século passado, acreditava-se em um futuro com carros voadores, robôs especializados em atividades domésticas ou repetitivas, assim como mostra a série animada The Jetsons e outros filmes de ficção científica. A tecnologia ainda se encontra no processo de evolução e, comparando a animação, ainda há 40 anos para essas invenções fazerem parte do cotidiano. Conforme aponta um estudo feito pela Universidade Federal de de Brasília, em cinco anos, máquinas movidas por inteligência artificial poderão ocupar 54% dos empregos formais no Brasil.

Mesmo não sendo a pioneira no ramo, a marca de automóveis Tesla, recentemente comunicou sobre a criação de um androide para substituir humanos em certas tarefas. Todavia, ainda não há data para o lançamento. Atualmente, existem softwares e  ferramentas, já disponíveis para o uso, com a mesma finalidade do robô: otimizar processos. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de assinar um documento digitalmente. Afinal, quais são as semelhanças entre esses dois mundos tão distintos?

O anúncio da Tesla

Em um evento on-line, o chefe da Tesla, Elon Musk, anunciou o desenvolvimento do próximo projeto: um robô humanoide. A novidade veio ao público na quinta-feira, 19 de agosto, durante a conferência anual da empresa, a Tesla AI Day. De acordo com o CEO, o protótipo inicial deve ser criado até 2022. 

O objetivo do Tesla BOT é eliminar trabalhos inseguros, repetitivos ou maçantes para os seres humanos, como fazer compras no supermercado. Para saciar um pouco da curiosidade, Musk apresentou alguns detalhes:

  • Conterá a mesma tecnologia de direção semi autônoma, já presente nos carros da marca;
  • Usará a inteligência artificial com o auxílio de oito câmeras posicionadas na “cabeça”, a fim de analisar o terreno e enxergar os obstáculos;
  • Ele pode chegar a 8 km/h de velocidade; tem 1,73m de altura e pesa 57 kg. Além disso, pode carregar até 20 kg de carga.
  • Também na “cabeça”, haverá uma tela, como a de um celular ou computador, para transmitir informações;
  • As “mãos” lembram as humanas, com cinco dedos;
  • O robô terá 40 atuadores eletromecânicos, ou seja, motores elétricos usados para a movimentação.

 Em um tom descontraído, o CEO deixou claro a possibilidade de desligá-lo caso não seja benigno ou amigável. Isso porque será projetado para ser fisicamente dominado por humanos. 

Qual a semelhança com assinatura digital? 

De fato, a Tesla está fazendo isso para facilitar a vida das pessoas, mas quando  isso estará acessível para a população? Porém, existe outra ferramenta com o mesmo objetivo de otimizar processos: a assinatura digital, como a da Assine Bem. Assim como o controle do humanoide será feito por uma tela, é possível realizar todo o processo de assinatura de um documento pelo celular ou computador, em qualquer lugar do mundo. Bem como criar templates, com campos fixos e abertos para futuras edições, ou fazer o upload de algum arquivo já existente, poupando tempo em todas as fases. 

“A assinatura digital, além das similaridades com o Optimus, como é conhecido o novo produto da Tesla, possui outras características. A primeira delas é a economia sustentável e financeira. Com a adoção desse sistema, haverá a redução com os custos de armazenamento, cópia, tinta, arquivamento, manutenção, postagem, papel, impressão, etc, colaborando, inclusive, com o meio ambiente”, aponta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.

 Por ficarem armazenados em data centers, a localização é feita de uma maneira facilitada. Paula acrescenta: “normalmente, é preciso utilizar muitas gavetas ou até mesmo salas para arquivar a papelada e, até achar o pedido em questão, são gastos minutos preciosos. Com a digitalização, a busca pode ser feita pelo período provável e nome dos assinantes, com ou sem o título, de forma rápida e assertiva".

 No quesito “gerenciamento”, também há vantagens. Isso porque o sistema mostra um panorama geral de cada contrato, dividindo em “assinados”, “não assinados” e “invalidados”. Dessa forma, todas as partes envolvidas ficam cientes do andamento da solicitação.

A segurança

Também como o robô, esse serviço garante mais segurança comparada aos métodos analógicos. A criptografia e as diversas etapas de confirmação de dados cadastrais, inclusive com a possibilidade de solicitar uma selfie junto a um documento oficial, como RG ou CNH e, posteriormente, uma foto da identidade, são apenas alguns meios para garantir a inviolabilidade. 

Para finalizar, a gerente ressalta: “desde 2001, a MP 2.200-2/2001 legaliza os processos validados de forma on-line. Ou seja, não há necessidade de se preocupar com essa questão, pois viabilizou a formalização de diversos tipos de contratos em plataformas digitais”.

Enquanto o lançamento de Musk não chega, aproveite e vivencie o futuro com a assinatura digital. Afinal, quem sabe até lá, você assinará o contrato de aquisição do seu Optimus de forma on-line. Quer acompanhar a tecnologia? Então aproveite e teste a Assine Bem gratuitamente por dois meses.