Investimento em tecnologia e agilidade de negócio

Investimento em tecnologia e agilidade de negócio

02/08/2021 | Giovanna Cavalli

Ter capacidade de mudar e de se adaptar a mudanças com rapidez e assertividade nunca foi tão importante no ambiente corporativo quanto agora. Sem a agilidade de negócio (business agility), muitas empresas teriam naufragado quando o coronavírus começou a se espalhar. Sobreviveram as quais fizeram ajustes em seus processos para acomodar as necessidades junto ao ambiente em mudança.

De dentro para fora

Para o diretor da BHS, André Xavier, sem dúvida, o investimento constante em tecnologia é fundamental para superar momentos de crise como esse, além, é claro, de se destacar em meio às altas expectativas dos clientes, a competição crescente e os tempos reduzidos para a economia. “Quem passa por essa fase e registra os maiores lucros são as entidades com essas preocupações”, analisa.

A volatilidade do mercado não é algo previsível, essa foi mais uma lição ensinada pela pandemia. Por isso, planejamentos realmente estratégicos e eficientes devem sempre levar em consideração essas alterações casuais. Isso significa ter um plano de emergência para se adequar rapidamente e sobreviver às interrupções”, explica o dirigente.

Esse é o caso de quem teve de migrar repentinamente para a gestão de documentos on-line, por exemplo. “Quem já vinha buscando essa modernização não sofreu muito, pois estava com o sistema encaminhado. Contudo, teve quem recorreu à administração e assinatura digital pela urgência da situação. Com esse passo dado, basta dar continuidade nessas inovações no pós-pandemia, esse é o lado bom”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A Assine Bem é completa. Com ela, é possível otimizar e transformar processos internos e externos de maneira rápida, sustentável e econômica. Ou seja, toda a burocracia é substituída por alguns cliques. “Ela conta com a possibilidade de criar, editar e enviar diversos templates. Logo, o indivíduo constrói seus próprios modelos por uma só vez e eles ficam salvos (como um padrão) para serem usados novamente depois. Sendo assim, deixando campos alteráveis para serem preenchidos rapidamente e já disparados”, complementa a gerente.

A nova era é digital e remota

Dessa forma, o conceito do business agility começa com o desenvolvimento de software. A metodologia ágil foi criada para abordar problemas causados pela variação de requisitos de uma aplicação durante o seu desenvolvimento. “No mundo corporativo, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) moldaram e ditaram o cenário de aplicativos por mais de 20 anos, resultando em uma estrutura monolítica, com alto custo e flexibilidade limitada”, esclarece Xavier.

Já nos últimos anos, a nuvem começou a liderar esse contexto. “Com isso, as plataformas se tornaram os canais de inovação dominantes", finaliza o diretor da BHS. Algumas das melhores modernizações estão acontecendo fora das quatro paredes da companhia, fazendo-as buscar esses recursos em outros lugares.

Também algo fundamental quando o objetivo é se manter atualizado é a incorporação da indústria 4.0, pois isso faz os trabalhos ficarem mais rápidos e baratos, otimizando e aprimorando a produção. Segundo pesquisa publicada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no início de 2020, 50% das indústrias americanas, chinesas e europeias já estavam adotando isso. Na Índia, 25% e no Brasil, apenas 2%.

Assim, nós temos uma aliada tão fácil para potencializar as transações e ao bem-estar cooperativo, simultaneamente: a tecnologia. Então, é preciso estar atento às novas instâncias e não perder o time, pois esse é um fator de prejuízo. 

Portanto, atente-se às novas necessidades e entenda a melhor maneira de renovar a sua entidade. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!