Entrar
Assinatura digital acresce sustentabilidade às empresas

Assinatura digital acresce sustentabilidade às empresas

01/06/2021 | Vinícius Lima

Se preocupar com um desenvolvimento sustentável é um desafio para líderes de empreendimentos dos mais diversos segmentos. Embora seja complexo pensar nisso, as atitudes das empresas podem garantir um futuro mais próspero para a sociedade como um todo. 

Sustentabilidade também é papel das empresas

De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas com 1.887 gestores, 90% dos micro e pequenos negócios vêem como imprescindível as ações das companhias para garantir a preservação dos recursos naturais. Principalmente quando relacionados à economia local. 

Mesmo assim, de acordo com a plataforma ClimateWatch do WRI, as emissões de gases de efeito estufa cresceram 41% desde 1990. Isso só contando os poluentes como o gás carbônico, CO2, mas ele é apenas um dos problemas. O Brasil e o mundo também enfrentam o desmatamento, entre várias outras questões prejudiciais ao meio ambiente. 

A assinatura digital como solução

As organizações, por sua vez, podem analisar os processos internos adotados para tentar reverter seu próprio impacto tanto para evitar a poluição, quanto a queda de árvores. Nesse sentido, a assinatura digital da Assine Bem pode ajudar. Isso porque, com a utilização desse recurso, é possível evitar, entre outras coisas, transporte de documentos e até mesmo a emissão de papel. 

Imagine um contrato de estágio, por exemplo. Na maior parte dos casos, esse é um documento com quatro partes envolvidas: a contratante, o estudante, a instituição de ensino e o agente de integração. Todos têm de assinar as quatro vias emitidas para dar continuidade na admissão. 

Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, a preocupação com a Terra não é de hoje. “Isso se tornou pauta recorrente em eventos, palestras, manchetes, etc. É importante compreendermos: são recursos escassos e, se não cultivarmos ações preventivas, as gerações futuras poderão sofrer com as consequências”, comenta. 

Reciclar materiais, utilizar a água de maneira consciente, plantar mais são atitudes conhecidas e muito utilizadas. “Contudo, usar a tecnologia também é uma boa saída! As assinaturas digitais aceleram a formalização de contratos e minimizam (isso quando não zeram) a utilização de papel”, conclui a gerente.

Se o arquivo for impresso, será preciso enviá-lo presencialmente a cada um desses locais, provavelmente utilizando os meios de transporte a combustível como motos, carros, ônibus e etc. Se a contratação for feita de maneira virtual, já elimina grande parte dos problemas prejudiciais ao planeta. 

Recursos naturais

Além disso, para imprimir, são utilizados diversos recursos naturais, tanto para a fabricação das tintas, quanto para a emissão de papel. De acordo com a revista Galileu, para fazer uma tonelada de folhas sulfite, por exemplo, são necessárias 11 árvores. 

Quer saber mais sobre como a Assine Bem pode ajudar? Então faça um teste gratuito na plataforma!