Vantagens de segurança da assinatura digital

Vantagens de segurança da assinatura digital

11/03/2021 | Gabriela Vasconcelos

Diante das necessidades do mercado e do distanciamento social, cada vez mais organizações estão aderindo à transformação digital, inclusive na hora de assinar documentos. A ação traz praticidade e proporciona redução de custos, além de garantir a integridade física dos envolvidos e ser mais segura em relação ao processo físico.

Segurança no processo físico

O método manual de rubrica de arquivos pode parecer mais seguro visto ser mais burocrático. Entretanto, ele é mais demorado e muitas etapas nem sempre são sinônimo de proteção. Ao precisar enviar um contrato por portador, por exemplo, o transporte está sujeito a interferências, como furtos. Além disso, arquivos físicos demandam espaço e podem ser perdidos em caso de incêndios ou corrosão natural.

“A assinatura física pode ser facilmente copiada e, até comprovar a falsidade, despedem-se muitos recursos financeiros, além de tomar muito tempo. É necessário um perito para avaliar a força incidida na firma, entre outros pontos”, explica Paula Sino, gerente da Assine Bem. 

Vantagens da assinatura digital

O processo digital, por outro lado, possui fases de garantia para validar a identidade dos assinantes. Esse método pode variar de acordo com a necessidade da empresa. O processo é bem parecido com o utilizado pelos bancos digitais. “Devido às etapas e dados coletados, facilmente conseguimos comprovar uma falsificação. Entre as etapas está a confirmação dos dados pessoais, como nome, RG, CPF, validação de correio eletrônico e celular e, até mesmo, selfies e documentos enviados por e-mail”, afirma a gestora. 

Além disso, a criptografia ‘tranca’ o arquivo na hora da rubrica, portanto, ele não poderá mais ser editado. Com o armazenamento em nuvem, não é preciso se preocupar com acidentes, deterioração, insetos ou mesmo perda e roubo do material físico.

Validade jurídica

A Assinatura Digital tem validade jurídica no Brasil desde 2001. O procedimento é uma ótima opção para momentos de distanciamento social, pois protege as partes assinantes. Assim, é um aliado das corporações e trabalhadores. A MP 2.200-2/2001 trouxe legalidade aos processos validados de forma on-line. Com isso, as corporações podem formalizar seus contratos e vendas com plataformas digitais tranquilamente. 

Assim, os recursos tecnológicos são uma saída para simplificar a vida dos clientes e empresas. Em tempos de Covid-19, o valor da inovação se mostrou ainda maior. Teste agora mesmo e surpreenda-se!