Conheça os benefícios da automação estratégica nas empresas

Conheça os benefícios da automação estratégica nas empresas

04/02/2021 | Giovanna Cavalli

De acordo com estudo recente da Bain & Company, a adoção do RPA (Robotic Process Automation) deverá dobrar nos próximos dois anos ao redor do mundo. Nesse sentido, a automação das empresas é uma estratégia para aumentar a produtividade, diminuir os custos e melhorar a lucratividade. Tem uma companhia e está em busca de tudo isso? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

A corrida pela digitalização

A mesma organização conduziu também o estudo “O Novo Normal é um mito. O futuro não será nada normal”, segundo ele, mais de 80% das companhias, hoje, trabalham para acelerar significativamente suas iniciativas de automatização em resposta à pandemia. Sob esse cenário vemos uma grande corrida pela digitalização este ano. 

Assim, conforme a UiPath, líder global em automação na plataforma RPA, independentemente do setor de atuação, algumas tendências devem ser observadas continuamente e o investimento em tecnologia ser realmente efetivo. “Em 2021 isso precisará ser adotado de uma forma mais transformacional. Ou seja, integrando as mudanças substanciais no modelo operacional, assumindo uma nova urgência no contexto de risco e resiliência dos negócios. Dessa forma, exigindo das lideranças uma visão bem mais ampla e estratégica para o assunto”, analisa o chief evangelist da UiPath, Guy Kirkwood. 

Para Kirkwood, as instituições devem ter o cuidado de evitar ilhas de mecanização. Isso é, a criação de operações isoladas, podendo se tornar disfuncionais e insustentáveis do ponto de vista financeiro. Uma saída é apostar na construção de um centro de excelência (COE), ou seja, uma maneira de incorporar o RPA profunda e efetivamente à organização e de redistribuir o conhecimento e os recursos acumulados em implantações futuras. 

Essas soluções surgem para eliminar etapas longas e burocráticas. “Muitos diretores antes da pandemia não pensavam no porquê de migrar para o digital. Contudo, atualmente, esta é a saída procurada por todos eles. Afinal, além de ganhar em velocidade dos processos, trazer mais comodidade aos clientes internos e externos e ser mais sustentável, ainda é possível economizar”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Benefícios!

Alinhado com as previsões de executivos, o relatório “RPA LATAM 20/21 Insight”, organizado pela Practia, parceira oficial da UiPath, listou os principais benefícios da digitalização  para um empreendimento. Veja:

infografico

  1. Eficiência de custos -  essa tecnologia auxilia as companhias a se manterem produtivas em tempos complexos, seja por fatores econômicos, sociais ou de saúde, graças à redução dos custos operacionais.
  2. Produtividade 24/7 - esses mecanismos podem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e aproximadamente cinco vezes mais rápido quando comparado a força de trabalho humana. As tarefas são realizadas com maior agilidade, aumentando o desempenho dos colaboradores.
  3. Crescimento do negócio - essa high tech permite ampliar o espectro e explorar novas oportunidades de negócios. Por isso, essa visão deve integrar o plano estratégico das entidades.
  4. Qualidade - o RPA melhora a precisão dos dados reduzindo o número de erros transacionais nos processos.
  5. Eficiência - os robôs podem atuar como trabalhadores adicionais cooperando, de forma integrada, para sistemas de computador. Isso, ainda, consegue alcançar uma redução nas despesas das transações de até 80%.

Por isso, “fazer a gestão de pessoal e, inclusive, de documentos de maneira on-line, por exemplo, facilita muito. Além, é claro, de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente em home office. Ou seja, transforma todo o controle interno da organização”, avalia Paula. 

Portanto, inove e faça parte dessa nova revolução digital! Conte com a Assine Bem para garantir a performance da sua corporação. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital