Motivos para optar pela assinatura digital

Motivos para optar pela assinatura digital

21/01/2021 | Lays Emily

O ano de 2020 mudou e permitiu novas formas de trabalhar ou se comunicar com familiares e amigos para nos sentirmos mais próximos, mesmo à distância. As dinâmicas de trabalho e de interação social migraram para o digital e por isso ferramentas pertinentes a essa realidade ganham destaque, como por exemplo, a assinatura digital. 

 

Pensando em te auxiliar a entender melhor sobre o assunto, a gerente da Assine Bem, Paula Sino, seleciona alguns motivos para investir nessa modalidade. 

 

Economia

 

Um dos principais desafios das empresas é criar logísticas para diminuir gastos e otimizar a lucratividade das operações. Nesse sentido, digitalizar documentos elimina custos com papel, espaços físicos de armazenamento. “Assim, não é preciso se preocupar como as pilhas de arquivos serão arquivadas. Além disso, a organização é muito maior, otimizando também o tempo dos processos. Em nossa plataforma, você localiza contratos com facilidade, seja pelo nome dos assinantes ou o período de datas prováveis das assinaturas, com ou sem o título do documento”, afirma Paula. 

 

Sustentabilidade

 

O mundo consome aproximadamente 400 milhões de toneladas de papel todos os anos. No Brasil, em um único mês, somos capazes de produzir cerca de 800 mil toneladas. As despesas com materiais de escritório podem abocanhar mais de 20% do faturamento.  Para Paula, cultivar a preocupação com a saúde ambiental será um diferencial das empresas e fará bem para toda a sociedade. 

 

Segurança

Um dos maiores receios das instituições envolve a segurança jurídica da assinatura digital. No entanto, Paula garante: o processo segue as normas vigentes e não viola a proteção de seus dados. “São armazenados em data center seguindo as melhores práticas”, explica a gestora. 

 

Para entender ainda como o mecanismo é seguro, a gerente ilustra: “no processo físico, para o reconhecimento de firma, em alguns casos é preciso colocar o documento em ‘risco’ diante de transportes e outras situações. Quando tudo é feito em ambiente tecnológico e apenas as partes envolvidas podem acessar o documento”, orienta Paula. 

 

 

Facilidade: de qualquer lugar

 

A burocracia dos papéis e documentos físicos gera transtornos desnecessários. Porém, de forma rápida e fácil é possível realizar os procedimentos sem se deslocar para colher assinaturas, evitando assim, perder tempo em filas, pagar uma pessoa para fazer o serviço e, em tempos de pandemia, evitando o contato.            

 

Investir nessa modalidade é um caminho positivo para manter sua empresa em destaque. Por isso, busque e entenda a melhor maneira de adotar essa medida na sua organização. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.