Nesta quarentena o foco dos profissionais de Recursos Humanos tem sido lidar com desafios postos pela pandemia do Covid-19. Esses são, sobretudo, referentes ao relacionamento com os colaboradores a distância para gerenciar e mantê-los engajados e saudáveis. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!
“As tecnologias permitirão a existência dessa nova normalidade”
Em vista disso, uma das respostas das empresas em meio à crise foi fazer a transformação digital se tornar um projeto concreto. “Isso pode exigir uma adaptação às novas tecnologias, mas principalmente diz respeito à possibilidade de empreender uma mudança, em curto prazo, capaz de agilizar tarefas e projetos cotidianos”, explica Paulo Oliveira, coordenador de marketing da Apdata, uma das mais inovadoras companhias de RH do mundo.
Assim, as inteligências digitais disponíveis hoje para esse setor permitem a manutenção ou até mesmo o aumento da produtividade para os negócios no durante e pós-pandemia. Com elas, os funcionários podem, por exemplo, realizar marcação do ponto com geolocalização e reconhecimento facial, programar férias, acessar dados pessoais, iniciar e consultar andamentos de requerimentos e terem processos de onboarding. Além disso, assinar arquivos e até o espelho de ponto, virtualmente. Tudo isso, aliás, pelo celular.
Em vista disso, no relatório do Fórum Econômico Mundial foi exemplificado a importância dessa transformação para a adequação à realidade global. Por isso, “fazer a gestão de pessoal e, inclusive, de documentos de maneira on-line facilita muito. Além, é claro, de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente ao home office. Ou seja, transforma todo o controle interno da empresa”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Assim, para Oliveira, a automação também significa a continuidade dos trabalho. “Essa afirmação não se baseia apenas no momento presente: em meio a discussões sobre o "novo normal" das organizações e do RH, uma coisa os especialistas não deixam de mencionar, ‘as tecnologias permitirão a existência dessa nova normalidade’”.
A assinatura digital como aliada
Por isso, a assinatura digital surge como uma forte aliada. Ela promove maior velocidade nas tramitações, eliminando etapas burocráticas. Além do mais, garante a comodidade, é sustentável e mais econômica.
Boa parte do lucro de uma instituição é gasto em papel, impressão e armazenamento de registros. Algumas investem ainda em cartório, motoboys ou Correios. Então, para conter recursos e evitar resíduos ambientais, a digitalização surge como uma alternativa viável, pois esses custos são diminuídos em até 70%.
Dessa forma, como diz o coordenador de marketing: “o vírus não vai desaparecer com o uso da tecnologia, mas nunca a tivemos de forma tão fácil para administrar o trabalho e a vida simultaneamente”. Portanto, esteja atento às necessidades dessa nova realidade.
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