Descubra como o armazenamento em nuvem é benéfico para você

Descubra como o armazenamento em nuvem é benéfico para você

25/11/2021 | Laura Pereira

Gradualmente a “nuvem” toma espaço no cotidiano de diversas empresas, tendo em vista suas inúmeras vantagens. Conforme estatísticas da SoftwareOne, o crescimento das informações mantidas dessa forma multiplicou em 4,6 vezes, de 2016 até este ano. Logo, é possível notar uma tendência e por isso, se torna imprescindível entender a fundo essa função. Contudo, se você possui dúvidas sobre o conceito, como funciona e quais os proveitos de investir nesse tipo de arquivamento, acompanhe esta matéria para solucionar suas interrogações.

O poder da nuvem

Em primeira instância, é necessário entender a evolução tecnológica para chegar no cloud computing. Antigamente, existiam computadores imensos ocupando muito espaço, eles tinham poucos Kbytes de armazenamento e demoravam anos para processar os assuntos, principalmente se fossem imagéticos. Depois, chegaram os saudosos disquetes, com tamanho de até 1,4 MB, também era comum contar com os clássicos HDs, de 8 GBs. Hoje, sequer são suficientes para armazenar um jogo pesado, da nona geração, por exemplo.

Tendo isso em vista, a tecnologia em nuvem veio para revolucionar todo o tipo de organização. Um dos principais avanços e divisores de águas no mundo da informática, trouxe facilidade e segurança. Ademais, a execução de inúmeras tarefas se tornou mais ágil e acessível, graças à praticidade de usufruir do mecanismo. 

Consoante à Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “é possível transferir os arquivos para um ambiente virtual, sem fronteiras e limitações, de forma completamente confiável, afinal, tudo é criptografado.” Ou seja, cada usuário pode utilizar de maneira privada ou pública esse recurso e, ainda, de onde estiver, contando apenas com o acesso à Internet. 

Algumas soluções da computação em nuvem

Com o advento da pandemia, diversas empresas adotaram esse modelo para agilizar e otimizar a validação de documentos. As possibilidades são infinitas, afinal, com a assinatura digital, qualquer declaração pode ser salva, com total garantia e máxima integridade. Tendo isso em vista, preparamos uma lista de possíveis aplicações dessa ferramenta. 

Autenticação digital

Além de poupar com a impressão e manejo de documentos físicos, os serviços nessa modalidade também autenticam digitalmente os arquivos, dispensando gastos consideráveis, tais como cartórios. De acordo com a organização europeia Esra, as companhias alcançam uma economia de 86% nos custos, desde a utilização de tintas e pastas até no deslocamento para completar as assinaturas, pois a operação é totalmente virtual. 

Gestão de documentos

Além da validade on-line, a gestão também é assertiva. Para encontrar qualquer registro, basta buscar pelo CPF do signatário. Conforme Paula, “isso facilita e torna mais prático localizar informações.” Por fim, tudo é gravado de maneira dinâmica, sendo possível categorizar por intermédio de palavras chaves ou notas. 

Integração de sistemas

Esse método permite a junção de diversos instrumentos, integrando-os em harmonia. Um exemplo são as notificações enviadas pelo e-mail, SMS e WhatsApp, permitindo um acesso mais rápido e acelerando todo o processo. Dessa forma, por intermédio da facilidade do sistema em nuvem, em poucos cliques, o consumidor e a empresa conseguem se conectar. 

A Assine Bem é adepta dessa inovação e o utiliza em todas as suas transações, pois os dados ficam seguros e com máxima conservação. Caso você ainda não tenha experimentado na prática como funciona, faça um teste gratuito com a nossa assinatura digital e vivencie as vantagens da tecnologia em nuvem. Por fim, se possuir alguma dúvida, entre em contato conosco!