Os desafios da gestão de contratos no setor jurídico

Os desafios da gestão de contratos no setor jurídico

03/09/2020 | Lays Emily

Com o cenário de pandemia e isolamento, o setor jurídico sofreu diversos impactos. Atividades, processos e encontros presenciais precisaram serem adaptados às ferramentas virtuais. Além disso, inúmeros escritórios e bancas de advogados, bem como departamentos jurídicos de corporações, estão operando quase totalmente em home office. Por isso, é importante contar com recursos otimizados e positivos para a atuação. 

Para o advogado Marcelo Molina, os principais impactos da pandemia no setor são: o atraso no cumprimento das obrigações, falta de insumos para produção ou prestação de serviços e dificuldades para a gestão dos contratos. “É preciso avaliar, ao menos os documentos principais de sua empresa, e verificar as consequências do inadimplemento. Se é possível a prorrogação dos prazos, renegociação ou mesmo a extinção do contrato com fundamento em eventos de força maior”, ressalta. 

A importância da comunicação

Outro desafio de acordo com Molina está na identificação das obrigações contratuais. “Caso não consiga cumprir algum dever devido à pandemia, notifique a outra parte, informe o ocorrido e quais medidas estão sendo adotadas pela organização. Nesse momento, a boa comunicação com os envolvidos é fundamental”, aconselha.

Controle de Contratos

Para o especialista, o obstáculo maior ainda está no controle de contratos. Para ele, é preciso ter cuidado redobrado com as celebrações durante esse período. “Verifique os prazos, faça uma avaliação dos riscos para verificar a melhor solução em cada caso e negocie com fornecedores, prestadores de serviços e clientes sobre as entregas, dentre outros”, comenta.

Assinatura Digital

Pensando nesse cenário, a assinatura digital surge como uma alternativa viável para a logística de escrituras, registros e outros títulos. A ferramenta é útil também na administração de prazos e para evitar burocracias de deslocamento e armazenamento. Com a  Assine Bem, é possível localizar com facilidade os documentos assinados e criar, editar e enviar diversos templates para seus clientes e parceiros. 

A gerente da Assine Bem, Paula Sino, explica como o processo é prático e inovador: “é gerado uma URL e o remetente pode escolher a forma de disparo, seja por e-mail, SMS ou via WhatsApp. Assim é direcionado para o assinante e em poucos minutos, após as validações de segurança, os contratos são firmados.”

Validação Jurídica

Além disso, todo o processo é realizado com validação jurídica e de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “As assinaturas digitais estão previstas na MP 2.200-2/2001, e a plataforma da Assine Bem está amparada no artigo 10, § 2º”, destaca Paula. 

Portanto, invista nesse recurso e mantenha os seus serviços operando de forma produtiva, segura e inovadora. Quer fazer um teste gratuito em nossa plataforma? Acompanhe também nosso blog para mais dicas e orientações.